Menu horizontal

sábado, 12 de janeiro de 2013

Documentário sobre o Zouk: impressões desse zoukeiro

Matéria veiculada no jornal O Globo.

Nessa última Sexta-feira (11/01), foi noticiado sobre um documentário intitulado Dance of Love (dança do amor), a respeito do Zouk brasileiro. Rapidamente a notícia se espalhou por seus adeptos através das redes sociais causando euforia e uma sensação de reconhecimento e orgulho aos seus apaixonados praticantes.

Após assistir ao filme (não sei se o vídeo disponível no Youtube já é o produto final pois em diversos momentos o filme está sem som), decidi compartilhar minhas impressões aqui no blog para que meus amigos zoukeiros (ou futuros zoukeiros) possam também dar suas opiniões e juntos abrirmos esse canal para discussões sobre o assunto.

Sem fazer nenhum juízo de valor, confesso que o documentário não é exatamente o que eu esperava, talvez pelas expectativas criadas com o seu anúncio, talvez pela necessidade que sinto de se ter público e notório um trabalho aprofundado sobre as origens do Zouk no Brasil, sua construção, evolução técnica e como de fato ele vem conquistando o mundo de uma forma exponencial nos últimos anos. Se alguém espera esse tipo de aprofundamento, esse não é ainda o material. E para ser franco, nesse quesito o filme é extremamente raso  e sequer dá destaque aos principais nomes responsáveis pelo surgimento e crescimento do Zouk no Brasil, seu verdadeiro berço.

No entanto, vejo-o como um excelente material publicitário. O qual no mínimo despertará a curiosidade de milhares de pessoas (considerando o alcance de um material divulgado internacionalmente) e que certamente trará novos adeptos e colaborará com a nossa missão zoukeira de dominarmos o mundo. :-)

O documentário narra a trajetória de dois dos principais responsáveis pela disseminação e popularização do Zouk na Europa: Cláudio Gomes e Gilson Damasco. Além disso, nos mostra duas emocionantes histórias de pessoas que tiveram os cursos de suas vidas completamente alterados após conhecerem e se apaixonarem pelo Zouk: Shannon Hunzicker (Nova York) e Kwon One (Dubai).

Particularmente me emocionei bastante com as histórias da Shannon e do Kwon. Ela, que tinha uma vida profissional promissora na área comercial do The New York Times narra como largou tudo e foi viajar pelo mundo em busca de um sonho iniciado quando conheceu o Zouk. Ele, que chegou a planejar tirar a própria vida em um momento extremo, hoje tem um novo sentido para viver após ter conhecido o Zouk. As imagens que mostram Kwon dançando em lugares públicos com suas amigas em Tóquio nos remetem ao verdadeiro sentido de se sentir vivo.

Como eu disse, não é o um documentário sobre o Zouk no Brasil ou sobre os seus diversos aspectos técnicos e seu processo evolutivo. É, em sua essência, sobre a forma como ele pode nos apaixonar, envolver e mudar as nossas vidas.

E você, qual a sua impressão sobre o filme?

Título: Dance of Love
Idioma: Inglês (sem legenda) e legenda em Inglês para os trechos em outros idiomas (Português, Espanhol, Holandês e outros)
Direção: Wilco de Groot (Holanda)



Assista ao filmehttp://www.youtube.com/watch?v=RIwkNr80e0A (infelizmente o vídeo não está mais disponível nesse link, se alguém souber de um novo endereço ficarei feliz em ser informado para atualizar aqui no texto. :-))

Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Também acho que não é o produto final... sobre esta parte técnica não posso opinar muito pois não tenho este conhecimento, mas para pessoas que querem conhecer um pouco do zouk (a dança) é um bom conteúdo para que possam despertar a vontade de dançar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda a razão Aline! Tenho certeza de que esse material ajudará e muito nesse processo de incitar as pessoas a provarem desse mundo. :-)

      Excluir
  2. A revista eletrônica Dança em Pauta publicou um texto bem bacana sobre o filme após ter entrevistado o diretor Wilco de Groot. Recomendo a leitura:

    http://www.dancaempauta.com.br/site/ver-e-ouvir/dance-of-love-um-documentario-sobre-o-zouk/

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, alguém sabe onde posso encontrar o filme?

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, alguém sabe onde posso encontrar o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, até onde sei o vídeo foi removido do Youtube em função de questões de direitos autorais relacionados à parte musical do documentário. Acredito que eu ainda tenho o arquivo que baixei na época então se quiser me passa o teu e-mail que te passo via WeTransfer, ok?

      Excluir
    2. Flávio, se possível pode me passar o filme?

      Excluir
  5. Eu gostaria muito de assistir esse filme, só tenho uns trailer. Poderiam me conseguir uma cópia?

    ResponderExcluir
  6. Se alguém puder me enviar a cópia do filme eu irei ficar muito grato!! Por favor.

    ResponderExcluir
  7. Se puderem mandar o vídeo para meu e-mail ou WhatsApp (91) 98113-4990. Por favor estou doido pra assistir

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, fiz uma busca em meus HDs antigos e encontrei o filme. Se alguém mais quiser é só avisar por aqui.

    ResponderExcluir