Hoje resolvi escrever
sobre um assunto que considero de grande importância tanto para o
estudo quanto para o aprendizado da “dança a dois”, e sendo mais
específico, acredito que a compreensão do que irei abordar aqui
possa ser útil não apenas no aprendizado mas também no ensino do
nosso Zouk.
Você consegue identificar
o que é técnica, passo e sequência dentro de uma movimentação de
Zouk?
O que é mais
importante aprender ou ensinar: Uma técnica? Um passo? Uma sequência?
Nesse texto não
entrarei no mérito de outros elementos da dança, como interpretação
e musicalidade (assunto a ser abordado em outra publicação).
Quando resolvi escrever
esse texto, fiquei pensando em como eu poderia descrever textualmente
cada um dos elementos propostos, afinal, quando se fala em dança, a melhor
maneira de demonstrar algo é fazendo e dando exemplos práticos. Quem
sabe em uma próxima vez eu possa incluir um vídeo explicativo ao
texto. :-)
Bem, vamos ao que
interessa..
O que é técnica?
Podemos dizer que
técnicas, no contexto da dança, são conjuntos de “regras corporais”
inerentes à dança em geral ou específicas de cada ritmo, e estão
associadas, principalmente, à condução e resposta.
Quando estamos nos
referindo à dança a dois, existem técnicas básicas que são
comuns a pelo menos a maioria dos ritmos (não me atrevo a
generalizar), como por exemplo: retensão, que é referente à tensão,
principalmente do bloco superior do tronco, para possibilitar a condução e execução
de movimentos. Costumo chamar essa tensão de encaixe, quando os ombros estão baixos e a região das escápulas está ativa, assim como a região abdominal.
O nosso Zouk, por ser
uma dança que se utiliza de movimentações com praticamente todo o
corpo, é extremamente rico tecnicamente. Isso significa que existe
uma grande gama de possibilidades de conduções para obtermos
diferentes respostas corporais. O conjunto técnico dessa nossa dança
é tão rico e sutil que até mesmo uma simples diferença de tensão
durante a condução pede uma resposta diferente por parte da dama.
Além disso, por ser uma dança jovem, tem incorporado cada vez mais
técnicas de outros tipos de dança, como o Jazz, Clássico e
Contemporâneo.
Durante uma dança, o
conhecimento de suas técnicas possibilita o improviso,
deixando a dança imprevisível e ainda mais prazerosa.
Podemos
criar técnicas?
Bem, esse é um assunto
delicado, a criação de uma técnica requer um grande aprofundamento
no universo da dança. Dentro de um mesmo ritmo, é necessário ter o
cuidado para não conflitar com técnicas já existentes.
Quando se
consegue criar um conjunto totalmente novo de técnicas (e
movimentações que as utilizem) para um ritmo de dança surgem então
os chamados “Estilos” desse ritmo.
O que é um passo?
Podemos dizer que passo
é o resultado da aplicação de uma ou mais técnicas para
reproduzirem uma movimentação com início e fim pré-estabelecidos.
Normalmente é uma movimentação curta.
Podemos criar passos?
Claro! Um passo poder
ser criado a partir do estudo das técnicas, ou simplesmente ao acaso
durante um improviso (muitas vezes passos são criados a partir de
“erros” durante a tentativa de executar outros passos), desde que se respeitando as técnicas inerentes ao ritmo.
Um conjunto de passos é o que chamamos de “repertório”.
O que é uma sequência?
Uma sequência nada
mais é do que uma combinação de passos. Quando emendamos vários
passos em uma movimentação contínua estamos executando uma sequência.
Durante o ensino e aprendizado
de um ritmo, é comum a utilização de sequências para que o aluno
possa exercitar tanto os passos quanto as técnicas aprendidas.
Podemos criar
sequências?
Sim! Na verdade é
muito mais simples criarmos uma sequência do que criarmos um passo. Basta usarmos
nossa criatividade para criar conexões entre os passos do nosso repertório.
Deixo aqui algumas
questões para os leitores dançarinos:
- O que você acha mais importante quando está aprendendo um novo passo, o passo em si ou a técnica por trás dele?
- Você que tem um bom repertório de dança, compreende suas técnicas?
Se não souber quantos tempos tem dentro do compasso e qual é o tempo forte o acento dancari zouk fora do ritmo e sem o deslocamento no momento exato então não é zouk.
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