Menu horizontal

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Técnica x passo x sequência

Hoje resolvi escrever sobre um assunto que considero de grande importância tanto para o estudo quanto para o aprendizado da “dança a dois”, e sendo mais específico, acredito que a compreensão do que irei abordar aqui possa ser útil não apenas no aprendizado mas também no ensino do nosso Zouk.

Você consegue identificar o que é técnica, passo e sequência dentro de uma movimentação de Zouk?
O que é mais importante aprender ou ensinar: Uma técnica? Um passo? Uma sequência?

Nesse texto não entrarei no mérito de outros elementos da dança, como interpretação e musicalidade (assunto a ser abordado em outra publicação).

Quando resolvi escrever esse texto, fiquei pensando em como eu poderia descrever textualmente cada um dos elementos propostos, afinal, quando se fala em dança, a melhor maneira de demonstrar algo é fazendo e dando exemplos práticos. Quem sabe em uma próxima vez eu possa incluir um vídeo explicativo ao texto. :-)

Bem, vamos ao que interessa..

O que é técnica?

Podemos dizer que técnicas, no contexto da dança, são conjuntos de “regras corporais” inerentes à dança em geral ou específicas de cada ritmo, e estão associadas, principalmente, à condução e resposta.

Quando estamos nos referindo à dança a dois, existem técnicas básicas que são comuns a pelo menos a maioria dos ritmos (não me atrevo a generalizar), como por exemplo: retensão, que é referente à tensão, principalmente do bloco superior do tronco, para possibilitar a condução e execução de movimentos. Costumo chamar essa tensão de encaixe, quando os ombros estão baixos e a região das escápulas está ativa, assim como a região abdominal.

O nosso Zouk, por ser uma dança que se utiliza de movimentações com praticamente todo o corpo, é extremamente rico tecnicamente. Isso significa que existe uma grande gama de possibilidades de conduções para obtermos diferentes respostas corporais. O conjunto técnico dessa nossa dança é tão rico e sutil que até mesmo uma simples diferença de tensão durante a condução pede uma resposta diferente por parte da dama. Além disso, por ser uma dança jovem, tem incorporado cada vez mais técnicas de outros tipos de dança, como o Jazz, Clássico e Contemporâneo.

Durante uma dança, o conhecimento de suas técnicas possibilita o improviso, deixando a dança imprevisível e ainda mais prazerosa.

Podemos criar técnicas?

Bem, esse é um assunto delicado, a criação de uma técnica requer um grande aprofundamento no universo da dança. Dentro de um mesmo ritmo, é necessário ter o cuidado para não conflitar com técnicas já existentes. 

Quando se consegue criar um conjunto totalmente novo de técnicas (e movimentações que as utilizem) para um ritmo de dança surgem então os chamados “Estilos” desse ritmo.

O que é um passo?

Podemos dizer que passo é o resultado da aplicação de uma ou mais técnicas para reproduzirem uma movimentação com início e fim pré-estabelecidos. Normalmente é uma movimentação curta.

Podemos criar passos?

Claro! Um passo poder ser criado a partir do estudo das técnicas, ou simplesmente ao acaso durante um improviso (muitas vezes passos são criados a partir de “erros” durante a tentativa de executar outros passos), desde que se respeitando as técnicas inerentes ao ritmo.

Um conjunto de passos é o que chamamos de “repertório”.

O que é uma sequência?

Uma sequência nada mais é do que uma combinação de passos. Quando emendamos vários passos em uma movimentação contínua estamos executando uma sequência.

Durante o ensino e aprendizado de um ritmo, é comum a utilização de sequências para que o aluno possa exercitar tanto os passos quanto as técnicas aprendidas.

Podemos criar sequências?

Sim! Na verdade é muito mais simples criarmos uma sequência do que criarmos um passo. Basta usarmos nossa criatividade para criar conexões entre os passos do nosso repertório.


Deixo aqui algumas questões para os leitores dançarinos:

  • O que você acha mais importante quando está aprendendo um novo passo, o passo em si ou a técnica por trás dele?

  • Você que tem um bom repertório de dança, compreende suas técnicas?
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Se não souber quantos tempos tem dentro do compasso e qual é o tempo forte o acento dancari zouk fora do ritmo e sem o deslocamento no momento exato então não é zouk.

    ResponderExcluir