Menu horizontal

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Zouk Brasileiro: Confusões comuns

Você sabe da onde veio o Zouk que dançamos no Brasil?? Sabe a diferença de Zouk Lambada para Zouk?

Há algum tempo, participei de uma discussão onde o ponto central era sobre a origem do nosso Zouk. Ao que parece esse é um assunto recorrente entre os adeptos dessa dança em seus grupos e redes sociais.

Antes de mais nada, há de se separar muito bem quando estamos falando de DANÇA e quando estamos falando de MÚSICA, pois apesar de compartilharem de um mesmo nome (nesse caso o ZOUK), não significam a mesma coisa, no entanto é uma confusão comum.

Pense, você que dança o Zouk aqui no Brasil, quando perguntado sobre a origem deste, o que responde??
Sei de muita gente que quando questionada sobre a origem do Zouk, remete a ilhas caribenhas, Antilhas francesas.. Martinica, Guadalupe.. também ao continente africano.. etc.. OK, OK. Mas está respondendo sobre a música ou sobre a dança?? E se estiver respondendo sobre a dança, tem certeza de que a pessoa está perguntando sobre o Zouk criado nesses lugares?? Ou será que ela quer saber do Zouk que dançamos aqui no Brasil?? E o Zouk que dançamos no Brasil, é o mesmo que tem a origem caribenha e/ou africana??

Daqui pra frente no texto, vou tentar ser claro quando estiver me referindo à música Zouk, ao Zouk Dança Caribenha (e/ou africana) e ao Zouk Dança Brasileira.

Pois bem, a palavra "Zouk" realmente não é brasileira, mas foi adotada por nós para representar uma forma de se DANÇAR vários TIPOS DE MÚSICAS* (inclusive a própria música Zouk, mas não exclusivamente - eu danço o Zouk Brasileiro (dança) até mesmo em músicas classificadas como Bolero :-)). Sabemos que existe em outros países um ritmo de DANÇA chamado também de Zouk (anterior ao nosso, e só conheço pelos vídeos da Perle Lama) e que não tem nada a ver com o que dançamos no Brasil. 

O que dançamos aqui, independentemente de estilo (x,y,z...), é derivado da nossa querida LAMBADA, ou seja, é BRASILEIRO!! Acredito que a adoção de um nome já existente para representar o que se estava dançando no Brasil na época que aconteceu (eu não estava lá e desconheço registros oficiais sobre o assunto) deve ter sido pela adoção inicial do ritmo MUSICAL Zouk. Só que apesar de usar a MÚSICA ZOUK (acho que não é devaneio acreditar que dentro da própria música Zouk deva existir variações dependendo da região, compositores, músicos, etc..), o que se estava dançando nunca teve relação de base técnica com o RITMO DE DANÇA Zouk que já existia nas já citadas Martinica, Guadalupe, etc...

Outro ponto importante que surgiu na discussão que me inspirou a escrever esse texto, é a confusão gerada pela não padronização da nomenclatura do nosso Zouk, criando dúvidas sobre o que é Lamba Zouk/Zouk Lambada e o que não é (tudo dentro do contexto do Zouk originado no Brasil). 
 
Percebo que o que confunde é justamente a existência de diversas formas tão distintas de se dançar o Zouk Brasileiro, o que leva até o mais leigo a identificar diferenças e se perguntar: É a mesma coisa mesmo? É tudo Zouk?

Não sei quando exatamente aconteceu, mas o que percebo é que no POPULAR dos praticantes do Zouk Brasileiro (e que vivem no BRASIL), quando o prefixo LAMBA está associado é porque o jeito de dançar o Zouk é mais parecido com a Lambada original, dessa forma, é associado à dança que se dança na maior parte de Porto Seguro, em muitos lugares de Minas Gerais, em partes de São Paulo, etc... Eu mesmo durante muito tempo pensei assim e entendo essa associação (nomenclatura fora de contexto confunde mesmo :-)). Nessa hora é importante abrirmos a mente e termos bom senso!! Tudo no mundo é CONTEXTUAL. Se estou me referindo ao RITMO de DANÇA que se está dançando, sim, acho que podemos chamar qualquer estilo do “Zouk Brasileiro” de LAMBA ZOUK ou qualquer outra variação que usa o prefixo LAMBA (ou a palavra Lambada inteira). MAS, se eu quero me referir a um estilo ESPECÍFICO dentro dos atualmente classificados como estilos, daí vou tentar ser mais específico de acordo com as TÉCNICAS utilizadas (estou ignorando que muitos estilos compartilham de mesmas técnicas) e me referir a:
  • Neo (do Mafie Zouker);
  • Flow (do Bruno Barreto, Diana e cia);
  • Soul (China Soulzouk e cia...) ah, sei que muitos dos divulgadores e estudiosos como o K-yo Victor dizem que o Soul não é um estilo de Zouk mas sim uma “vibe” diferente de curtir a música e tal, mas mesmo assim resolvi citar ok? :-)
  • Zouk Rio Style (divulgado fora do Brasil pelo Freddy Marinho e a Andressa Castelhano, e que acredito (coisa da minha cabeça, posso estar completamente enganado :-)) que seja para fazer referência ao Zouk ensinado pela Rainha Renata Peçanha);
  • O Zouk que se dança em boa parte de São Paulo, Florianópolis, Ceará, etc.. (Vero Zouk??), divulgado principalmente pelo Renato Veronezi, Jefferson Dadinho e tantos outros.
  • Lamba Zouk/Zouk Lambada (nesse caso como estilo de dança no conceito POPULAR brasileiro): Zouk que se dança em Porto Seguro, boa parte de Minas Gerais, partes de São Paulo, etc.. e bastante divulgado por nomes como Leo e Annik, Rodrigo Delano, Philip Miha, David Zouk Magia, etc..
  • Tradicional: acredito que seja o principal ponto de partida para boa parte dos demais estilos. Oriundo do Rio de Janeiro, tem evoluído constantemente ao longo do tempo (incorporando técnicas de outros tipos de dança como Jazz, Clássico e Contemporâneo) e tem como principais nomes na atualidade: Renata Peçanha e Jorge Perez, Leonardo Neves e Layssa Liebscher, Alex de Carvalho e Daniela Wergles, Rafael de Oliveira e Juliana Magalhães, e tantos outros.
  • E por aí vai...
"Os estilos de Zouk não são fechados, e não deveriam limitar a habilidade dos dançarinos de criar e expor suas emoções e sensações durante uma dança. Os estilos devem aumentar, e não reduzir seu repertório." - Júlio César Baltazar.

Agora, se eu estiver fora do Brasil, em diversos países onde o NOSSO Zouk (não o caribenho, africano, etc..) é praticado (o nosso Zouk é tão valorizado que é um dos ritmos de dança que mais crescem no mundo!), usar a nomenclatura LAMBA ZOUK, ZOUK LAMBADA, etc.. é natural, e identifica que é o Zouk que se dança no Brasil (independentemente de estilo específico ou da similaridade com a forma de se dançar a Lambada). Até onde sei, em diversos países afora, o nosso zouk é conhecido como ZOUK LAMBADA. Outra nomenclatura que tem ganhado muita força não apenas no Brasil mas também fora dele é a de Zouk Brasileiro (Brazilian Zouk), tudo isso para diferenciar do Zouk Caribenho e/ou Africano.

Peço desculpas pelos eventuais erros gramaticais, pelos excessos de "parênteses", e principalmente pelo texto longo. É que já li várias postagens a respeito desse assunto em diversas discussões e por ser um verdadeiro apaixonado pelo ritmo me senti compelido a me manifestar.


*O Zouk Brasileiro é tão moderno e versátil que pode ser dançado com diversos estilos diferentes de músicas como: Kizomba, Zouk, RnB, Reggaeton, Ragga, Hip-hop, Black music, Pop, mixagens, e qualquer outro tipo de música onde se tenha uma melodia destacada ou um compasso que permita o seu aproveitamento dentro das técnicas e recursos dessa dança.

Fontes:
Luis Florião – Danças brasileiras – Boletim [http://www.facebook.com/groups/boletimdofloriao/]
Conhecendo o Zouk (dança) – 100% do Brasil [http://www.facebook.com/groups/239600932744185/]
Júlio César Baltazar - [www.cezouk.blogspot.com] - Gráfico versão 1.1: Zouk – Música e Dança
Comentários
1 Comentários

Um comentário: