Menu horizontal

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Zouk: quer aprender e evoluir? Estude!


Hoje vou abordar um assunto que considero de grande importância para o crescimento do nosso amado Zouk, e diz respeito, mais diretamente, à qualidade da dança de seus adeptos.

Pense, você que está lendo esse texto, qual o seu tipo de envolvimento com o Zouk? Esse seu envolvimento lhe proporciona uma evolução da sua capacidade técnica e musical dentro desse ritmo?

Adianto que esse texto é direcionado aos “zoukeiros(as)” que, independentemente do motivo, deixaram de fazer aulas regulares mas que ainda assim almejam evoluir e melhorarem na sua dança.

Dama, você que não faz mais aulas regulares, consegue entender de fato as sutilezas dos diversos tipos de conduções e das suas diferentes intensidades e responder a elas adequadamente além de mostrar sua personalidade e interpretação durante uma dança?

Cavalheiro, mesmo após ter parado de fazer aulas regulares, você acompanha a evolução desse ritmo? Durante uma dança você tem segurança sobre a sua condução, conhece diferentes técnicas, consegue propor diferentes interpretações, improvisar e dar espaço para a dama também interpretar?

Se as respostas para as indagações acima foram positivas é sinal de que, mesmo sem frequentar aulas regulares, você estuda, pratica e exercita o seu Zouk muito além da superficialidade. Estou errado? ;-)

Agora, se por acaso você respondeu negativamente, talvez você se encaixe em algum dos perfis a seguir:

Frequentador de festas: é o praticante que já “sabe” dançar e seu único contato atual com o Zouk é através das festas e a sua evolução técnica é praticamente inexistente. Me arrisco a dizer que é muito mais propenso desenvolver vícios do que conseguir evoluir de fato na sua dança.

Repetidor de passos do Youtube: é o praticante que “baixa” vídeos da internet e tenta reproduzi-los sem um estudo adequado das técnicas envolvidas em cada movimentação e sem um refinamento de suas conduções. Torções dolorosas para as damas não são meras casualidades. ;-)

Repetidor de passos de cursos pontuais: é aquele praticante que participa eventualmente ou mesmo regularmente de cursos como workshops e congressos mas se limita a “decorar” e reproduzir as sequências “aprendidas” nesses eventos, sem desenvolver um olhar mais amplo sobre contextos, decomposições e técnicas envolvidas.

Vejam bem, peço que não me entendam mal, não estou dizendo que buscar conteúdo na internet e participar de eventos seja improdutivo. Longe disso! Recomendo amplamente a participação em qualquer tipo de evento relacionado ao Zouk e o acompanhamento de todo o tipo de material divulgado na internet com relação ao ritmo. A questão que levanto está relacionada, em específico, aos casos onde esses recursos são utilizados como únicas fontes de conhecimento aliados a uma falta de estudo e repetição coordenada.

Pois bem, quero dizer que não existe mágica. A única forma de aprendizado e evolução que eu conheço é através de estudo e repetição aliados a uma compreensão abrangente sobre musicalidade e possibilidades inerentes ao ritmo.

Naturalmente cada praticante tem o seu background, seu “corpo” para a dança e seu nível de capacidade motora e cognitiva. Cabe a cada um buscar o tipo de estudo que mais lhe seja produtivo, preferencialmente sob orientação especializada e dentro do contexto da regularidade.

Lembro que o Zouk é uma dança ainda em construção, tem incorporado novas técnicas e incrementado a gama de possibilidades de interpretação musical. Esse é mais um dos motivos para que seus adeptos (os que têm interesse em evoluir) não parem de estudar.

Sobre as aulas regulares, parto da presunção de que quem ensina o Zouk está envolvido com o ritmo, estuda, se atualiza e principalmente tem a compreensão sobre as transformações que o ritmo tem sofrido ao longo do tempo além de se aperfeiçoar em metodologias e técnicas de ensino.

Finalizo com a frase que é título desse texto:

Zouk: quer aprender e evoluir? Estude! :-)


Textos relacionados:

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Bem legal o texto e concordo que devemos sempre buscar mais conhecimento afim de poder sempre fazer melhor. Faz pouco tempo que decidi que queria realmente aprender a dançar, e só agora entendi que sem disciplina e dedicação não dá! Sempre que eu puder quero sim saber mais e mais! Adoro Zouk!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Faltou comentar das pessoas que vivem na dança apenas nos períodos das promoções oferecidas nos sites de compra coletiva, como peixe urbano e groupon.
    Canso de ver pessoas que só ficam 1 ou 2 meses na aula, depois esperam aparecer outra promoção em outra escola de dança.
    É super importante permanecer em uma turma para acompanhar um aprendizado sólido no ritmo escolhido.

    ResponderExcluir
  4. Quero deixar registrado aqui, meu feedback referente á postagem feita em 24 de janeiro de 2013 (nesta época estávamos "fundando" o chimaszouk):
    Ao re-ler o texto acima me deparo com os mesmos questionamentos de sempre, houve sim uma evolução na dança, hoje temos mais pessoas na pista dançando zouk, mas infelizmente tenho visto poucos apaixonados. Hoje entendo o que faz as pessoas desistirem da dança, fora os problemas pessoais, há uma falta de estímulo, mas isso eu não sei ao certo de onde deverá vir, pois cada caso é um caso. Hoje vejo muitos dançarinos, se se acham profissionais, mas sem evolução, assim como iniciantes cheios de gás, como na maioria das vezes as pessoas não procuram a dança para se profissionalizarem acabam por se contentar com alguns meses de aula. Não precisamos saber dançar profissionalmente, mas se soubermos aproveitar o que a dança tem de melhor, evoluímos sem esforços. Nessa balança do zouk, são poucos os que chegam ao peso ideal.

    ResponderExcluir