Menu horizontal

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Com que tipos de músicas posso dançar o Zouk brasileiro?

Umas das principais dúvidas de quem inicia o contato com o Zouk é: “com que música se dança esse ritmo?”.

Eu já comentei, em dos meus primeiros textos aqui no blog, que o Zouk brasileiro é uma dança moderna e versátil, que pode ser dançada em diversos gêneros musicais, tais como: Kizomba, Zouk, RnB, Reggaeton, Ragga, Hip-hop, Black music, Pop, mixagens e qualquer outro tipo de música onde os dançarinos consigam se expressar, seja guiados pela melodia ou seja em função da música possuir um compasso que permita o seu aproveitamento dentro das técnicas e recursos dessa dança.

Pois bem, resolvi buscar alguns exemplos práticos que pudessem demonstrar a
versatilidade musical do nosso Zouk. Para isso, pesquisei alguns vídeos onde o Zouk brasileiro está sendo dançado em diferentes gêneros musicais.

O principal critério adotado na seleção desses vídeos foi o tipo de música que está sendo interpretado. 

São apenas alguns exemplos e o objetivo aqui é exibir a dança em diferentes tipos de musicas, desfazendo o ainda existente pensamento de que o Zouk (dança) apenas se dança com Zouk (música). Destaco os dois últimos vídeos dessa lista, onde o nosso Zouk está sendo dançado em músicas onde boa parte das pessoas não pensariam em dançá-lo.

Ressalvo que os diferentes “estilos” de Zouk, sendo dançados nos vídeos a seguir, independem diretamente do tipo de música. Embora para alguns gêneros musicais às vezes possa parecer que algum estilo de Zouk em particular possui maior sintonia ou afinidade, acredito que isso se deva mais aos dançarinos e sua musicalidade e técnica do que propriamente ao estilo de dança.

Você ainda não dança o Zouk porque não se identifica com o tipo de música? Talvez você ainda não conheça a variedade de gêneros musicais nos quais pode dança-lo. :-)

O Zouk é uma dança que incentiva a liberdade,  portanto não pode ser contida em um único gênero musical.

Dançar é a expressão da liberdade!

À propósito, se alguém quiser sugerir algum vídeo onde o zouk está sendo dançado em algum outro gênero que eu não tenha contemplado aqui, é só me escrever. :-)

Kizomba:



RnB:



Neo / Remix:




Hip-hop / Black / Pop:



Zouk:



Reggaeton / Ragga:



Outros:





Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sou professora de dança e meus alunos ainda são resistentes quanto ao zouk. E um dos problemas é justamente identificar: qual musica eu consigo dançar o zouk? Muito bom seu post, apesar de ser de 2012 se mostra muito atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Josiele! Espero que essa postagem possa ajudar a diminuir a resistência dos seus alunos ao nosso querido e amado Zouk Brasileiro.

      Excluir