Menu horizontal

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

6.º Zouk in Motion: Impressões finais

Em eventos como congressos, onde participam pessoas de diversas cidades e estados diferentes, é difícil para um professor montar uma aula que seja focada nas necessidades dos alunos participantes, pois nesses casos as necessidades e os objetivos são os mais variados possíveis. Além disso, como o número de professores também é grande, é comum que cada professor ministre apenas uma ou duas aulas durante todo o evento, restando ao
professor, vir com um material pronto e fechado a ser ministrado. Além disso, em função do número de participantes, é bem mais difícil acontecer uma integração homogênea entre alunos e professores.

Já em eventos como workshops, onde tanto o número professores quanto o número de participantes é menor, e estes (participantes) vindos principalmente da própria região onde o evento acontece, a integração entre professores e alunos é muito maior, permitindo aos professores (ao menos para os que possuem sensibilidade para isso) a identificação de necessidades gerais dos seus alunos.

Pois bem, nesse último feriadão, nos dias 02, 03 e 04 de Novembro, Porto Alegre recebeu duas duplas sensacionais que representam muito bem o nosso Zouk não apenas no Brasil mas também internacionalmente: Leonardo Neves Batista & Layssa Liebscher e William Teixeira & Paloma Alves. Posso dizer, com absolutamente nenhum receio, que o evento foi de altíssimo nível. As festas serviram para facilitar a integração entre todos, e os professores tiveram enorme sensibilidade de identificar as necessidades dos alunos e montarem suas aulas direcionadas a atenderem essas necessidades.

Tenho segurança em dizer que todos os participantes saíram do evento com uma sensação de absoluta satisfação.. os professores, não apenas por terem se sentido acolhidos e admirados, mas principalmente por sentirem que seu trabalho obteve resultado na dança dos alunos participantes.. já os alunos, por terem sido estimulados a abrirem suas mentes, a entenderem a dança de uma forma diferente do que vinham fazendo e animados a explorarem isso cada vez mais a fundo.

Da minha parte, me senti honrado em ministrar aulas ao lado desses profissionais que tanto admiro e que já se tornaram parte das minhas referências nesse ritmo que tanto amo. Foi excelente ver a sintonia e o alinhamento entre as propostas de cada professor, foi como se tivéssemos todos combinado previamente o que seria ministrado. Me senti realmente gratificado e com a certeza de estar rumando no caminho certo para o que acredito e procuro passar adiante com relação ao nosso amado Zouk.

Meus sinceros agradecimentos a todos os participantes, professores e organizadores desse evento que tem conseguido ficar ainda melhor a cada edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário